6 Dicas para Saber seu Tom de Pele na Hora de se Maquiar

Tempo de leitura: 7 minutos

Saber seu tom de pele na hora de se maquiar é fundamental, para combinar as cores e ter um efeito harmônico.

Por isso, elencamos várias dicas sobre tons de pele, para que você aprenda definitivamente como saber o tom de maquiagem para pele clara, quais são os tons de pele, qual o seu tom e como acertar na maquiagem.

De modo que, sua beleza natural seja ressaltada pela maquiagem. Sempre evitando que a escolha de uma combinação de cores erradas possa resultar em visual artificial ou feio.

Qual meu tom de pele e qual a importância dessa informação?

Saber qual seu tom de pele é fundamental para que possa escolher sua maquiagem de forma adequada.

Tendo em vista que, o tom de pele está relacionado a cor da pele e dos cabelos. Esse tom é herdado de seus familiares e define qual é o tipo de maquiagem que você deve escolher.

De forma que, você possa comparar sua pele aos tons de maquiagem disponíveis na loja, achando aquele que é mais parecido.

Subtom de pele: um dado importante

Outra informação relevante é que, além de ter um tom de pele você também tem um subtom. E essa característica pessoal é responsável por te auxiliar a valorizar a sua beleza natural.

Uma vez que, esta informação te ajuda a definir quais são as cores que melhor destacam a sua beleza natural. Não só na maquiagem, como também na escolha de roupas e na assertividade de qual é o tom ideal para seu cabelo.

Afinal, muitas mulheres lindíssimas erram na hora de tingir os fios e isso compromete a beleza delas. Entretanto, as que verdadeiramente conhecem seu tom e subtom de pele, tomam decisões mais assertivas.

Peles quentes, neutras e frias: qual seu tom de pele?

O primeiro passo é identificar qual é o seu tipo de pele segundo o visagismo. As peles quentes são aquelas com predominância de tons vermelhos e amarelos.

Esse tipo de pele quando é exposta ao sol raramente fica queimada, uma vez que o bronzeamento é fácil.

Já a pele neutra não queima com facilidade, mas bronzeia pouco. Esse tipo de pele é mais incomum nas brasileiras.

E a pele fria é aquela que sofre mais quando exposta ao sol, ficando avermelhada caso seja branca e esbranquiçada caso a pessoa tenha a pele negra.

Com esse conhecimento, observe as características de sua pele! Agora vamos as dicas de como escolher a maquiagem correta?

1. Maquiagem para pele quente

Devido a pigmentação natural, a pele quente fica mais bonita com cores quentes. O ideal é recorrer a tons de vermelho, laranja, rosa quente, dourado, cobre, azul, verde, marrom e lilás.

Pessoas brancas com pele quente devem preferir bases amareladas, enquanto pessoas negras de pele quente devem optar por bases alaranjadas ou marrons.

De modo que, a base realmente suma na pele, dando uniformidade ao tom natural de sua pele quente.

Vale a pena usar batons e sombras de cores igualmente quentes, para que o visual fique marcante. Assim como o batom vermelho aberto cai muito bem para as peles quentes.

Por ter uma pele naturalmente corada, o blush pode seguir uma linha de pêssego ou salmão. Enquanto o bronzer pode ser um marrom bem quente para contornar o rosto.

2. Maquiagem para pele fria

As peles frias são favorecidas por tons frios como cinza, prateado, rosa, lilás, azul e verde. A base ideal é aquela com pigmento rosado, já o corretivo amarelo camufla perfeitamente as olheiras arroxeadas, que são comuns nesse tipo de pele.

Os tons mais fechados como um lilás, roxo ou rosa são ideais para blush enquanto o bronzer deve ser de um marrom mais fechado.

Os iluminadores prateados caem muito bem com a pele de tom frio. Assim como os tons de rosa, marsala e nude são perfeitos para opções de batons.

3. Maquiagem para a pele neutra

A pele neutra é uma tela em branco, que permite se divertir com os tons de acordo com o seu desejo.

Entretanto, cabe sempre destacar que as cores usadas devem variar de acordo com a sua opção ao pintar seus fios naturais.

Uma mudança na cor de seu cabelo pode ser o suficiente para uma verdadeira transformação em relação ao tom de suas maquiagens.

4. Sempre teste sua maquiagem antes de comprar

Uma dica muito útil para quem ainda está buscando entender os tons de pele, sua combinação ideal de cores de maquiagem simples e como valorizar a beleza natural é testar!

Vale a pena usar uma blusa branca, testar varias maquiagens diferentes, fotografar e ver quais combinações de cores ficam melhor para você.

Dessa forma, você descobre não só qual seu tom de pele, como também quais são as cores que prefere combinar em sua maquiagem.

É um exercício bastante divertido para quem ama se maquiar e vale a pena o esforço. Afinal, você vai conseguir identificar quais são as cores que melhor ressaltam sua beleza natural.

E você pode dividir o seu tempo de modo que, faça esse desafio durante uma semana, se maquiando todos os dias e fazendo uma foto.

Entretanto, cabe a dica de fazer a foto no mesmo lugar, preferencialmente sob a mesma iluminação. Dessa forma, não haverá risco de que a iluminação altere o resultado em sua imagem.

Aos poucos você vai perceber como você mesma se sente melhor com determinadas combinações de cores. O que é suficiente para definir quais combinações usar.

Outra dica, é prestar atenção em relação aos elogios de pessoas que convivem com você. Geralmente as pessoas percebem como uma cor te valoriza mais que outro tom.

E isso tem total relação com o tom de sua pele. Tendo em vista que, a cor bem escolhida valoriza o seu rosto e te deixa mais bonita.

5. A base sempre deve sumir na pele

É importante que você entenda que ao escolher uma base correta para seu tom de pele, ela deverá sumir em seu rosto.

Por isso mesmo, se não conhece seu tom de pele, subtom e está iniciando no universo das maquiagens, saiba que não deve comprar online!

Sempre que possível, prefira experimentar os produtos em sua pele, visitando uma loja física. E de preferência, procure por marcas que tenham variadas opções de cores, respeitando o tom e subtom da pele de suas clientes.

Além disso, faça o mesmo com seu pó e corretivo. Para que eles sejam capazes de harmonizar em seu rosto, oferecendo um acabamento bastante natural.

Dessa forma, você sempre parecerá estar descansada, com a pele saudável e bonita. Além disso, o visual nunca será artificial e pesado.

6. Corretivo tem total relação com seu tom de pele

Sumir com olheiras e pequenas manchas só é realmente possível quando você conhece seu tom de pele.

Uma vez que, essa é uma informação relevante para escolher a cor correta de seu corretivo. Caso você não saiba quais são seus pigmentos predominantes naturalmente, terá dificuldade de efetivamente neutralizar a cor que deseja fazer com que suma em sua pele.

Portanto, aprender sobre o tom de pele é extremamente relevante para que sua maquiagem te deixe com a aparência ideal.

Caso contrário, a combinação de produtos pode não funcionar, te deixando pálida ou não revelando toda sua beleza natural.

Colorimetria é um bom investimento

Se você deseja saber tudo a respeito sobre tons de pele, vale a pena estudar um pouco de colorimetira.

Inclusive, se você tem muita curiosidade sobre o tema, é possível fazer sua análise pessoal. A partir disso, um profissional vai te indicar a sua cartela de cores mais adequada.

O que irá te ajudar a refletir toda a sua beleza através da escolha de cores ideais. Afinal, cada pessoa tem seus tons mais adequados, que ajudam a revelar sua própria beleza através das roupas e maquiagens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *